quarta-feira, 31 de março de 2010

Artigo publicado em Zero Hora

A morte de Isabella: como explicar?, por Idete Zimerman Bizzi*

Condenados o pai e a madrasta de Isabella, acusados de seu assassinato, restam o luto, a revolta e a perplexidade. Como qualificar os responsáveis por esse ato hediondo? No que se diferenciam das pessoas em geral?

A maldade, na psicanálise, suscita muitos debates e poucas certezas. Freud nos legou uma compreensão dualista da mente, em que forças opostas concorrem na formação da personalidade. Temos, dentro de cada um de nós, razão e loucura, egoís- mo e altruísmo, amor e ódio. As proporções são variáveis, e definidas, basicamente, por três fatores: tendência genética (inata), vivências infantis (interação com os pais, ou cuidadores), e circunstâncias atuais (traumas, conflitos interpessoais da vida adulta). Os primeiros dois fatores são os mais decisivos. Quanto mais desfavoráveis forem as condições psicológicas e interacionais na primeira infância, mais propenso será o indivíduo ao desenvolvimento de distúrbios mentais, mesmo frente a estressores aparentemente leves. Normalmente, na mistura desses fatores, a tendência à vida (amor) ameniza a tendência à destrutividade (morte).

No caso de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, as razões para o descontrole e loucura são de ordem interna e têm origem precoce. A destrutividade galgou um espaço demasiado. Ou se impôs desde muito cedo, em intensidade exagerada, ou adquiriu proporções crescentes, como reação a importantes falhas e faltas na infância. Na pior das hipóteses, ambas as condições existem e se retroalimentam. Não estamos lidando, nessa situação, com um instante de loucura, mas com a ausência psíquica de algo consistentemente bom para contrabalançar a agressão. O casal teria tentado eliminar os fatos, e a verdade, com naturalidade aparente. Dão a impressão de não estarem habituados a pensar e a se responsabilizar por seus atos.

Ao praticar uma contravenção, muitos tendem a negá-la (mentir). Alguns talvez possam se imaginar batendo numa criança. Pouquíssimos seriam capazes de esganar alguém num momento de muita raiva. Raríssimos poderiam atirar uma criança pela janela. Mas quando nos defrontamos com um casal capaz de todas essas atitudes juntas e, o que é pior, em sequência, no transcurso de algum tempo, sem titubear e voltar atrás, estamos diante de algo raro. Acho que podemos dizer que estamos frente a frente com a crueldade e pulsão de morte em estado puro.

Se a psicanálise pode oferecer algo para a prevenção desses casos, é a proposta de encontro. Consigo e com os demais. Vínculos mais fortes e estáveis forjam adultos mais capazes de amar e respeitar a si e ao próximo e mais aptos a conviver, dentro de si, com sentimentos pouco nobres, mas universais, como ciúme, raiva, ódio. O encontro honesto com nossas verdades mais profundas, incluindo o que temos de pior, fortalece, sempre, o que temos de melhor.

*Psiquiatra e psicanalista

segunda-feira, 15 de março de 2010

Dia da Poesia


Olá pessoal!
Hoje comemoramos o dia da Poesia.
Poesia é essa forma literária de expressão de sentimentos e ideias.
Adoro Poesia.
Tenho alguns poetas preferidos:
Fernando Pessoa,
Mario Quintana,
Adélia Prado...

Para marcar esse dia vou dividir uma poesia que gosto muito...

A idade de ser feliz
Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer. Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.
(Frases e Pensamentos de Mário Quintana)
Quem quiser dividir alguma poesia da sua preferência ou autoria, me envie por e-mail que colocarei no blog,
Até mais,
Lu

sexta-feira, 12 de março de 2010

Seja bem-vindo! Cartas a uma criança que vai nascer...


É o nome de um livro lindo, que indico para quem está grávida, já tem filhos ou deseja um dia tê-los.
O livro é uma delicadeza.
Na verdade é uma ficção, a personagem principal é Irene, uma mulher que está no início da gravidez e resolve relatar essa incrível aventura que se chama gravidez. Ela o faz através de cartas ao bebê.
Na primeira carta o título é o seguinte:
Só o amor não basta...
Bastante sugestivo, não é?
A autora refere que o amor dos pais pelos filhos é importante, mas também o tempo dedicado a eles e o interesse e disponibilidade para aprender sobre o desenvolvimento infantil faz toda a diferença.
A cada filho que está sendo gerado o ciclo da vida se renova; o surgimento de uma nova pessoa a partir do encontro de outras duas possibilita que a vida continue.
Pensando nisso creio que os filhos são o projeto mais significativo que podemos realizar; em cada filho está a possibilidade de nos tornarmos imortais, tem coisa mais linda?
Pai e mãe protagonistas no processo de perpetuar a vida.
Além disso um filho é sempre uma jóia "única", mesmo se tivermos gêmeos, não serão iguais. É o maravilhoso milagre da vida! Cada um tem uma missão, um papel, uma importância singular no mundo.
Na segunda carta, o título da é o seguinte:
"Os alicerces da casa".

Neste capítulo autora diz que o primeiro ano de vida são os alicerces da casa.
O cimento da construção é o afeto, e a armação de ferro dos alicerces é construída misturando dois ingredientes: a segurança e o sossego.
Estou dando uma provinha do livro, vou dividindo com vocês outras ideias legais ao longo da semana.
bjs,
Bom findi!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Cheiros...


Olá pessoal!
Ontem li uma crônica da Danuza Leão e compartilho com vocês ...
Lembrei da minha infância e dos cheiros que faziam parte dela.
Lembrei também da infância de meus filhos, do cheiro deles enquanto eram bebês, dos cheiros infantis, do cheiro de adolescentes...
Pensei: Quais cheiros meus filhos lembrarão?
Pensei também na escola, será que tem cheiro de felicidade?
Desejo que sim!
Que sejam cheiros gostosos: da comidinha feita na hora, do giz de cera, da pasta de dentes, do cheiro da bolacha Maria, da tinta gouache, enfim cheiros que depois visitarão as nossas crianças em outros momentos da vida delas e que só tragam boas lembranças.
Boa quarta feira!
bjs,
Lu

segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Queremos aproveitar para desejar um beijo bem grande a todas as mulheres da escola Vamos Crescer ( mães, colaboradoras, avós, tias...), vocês são maravilhosas!!!

segunda-feira, 1 de março de 2010

JORNADA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA


NO DIA 27 DE FEVEREIRO A EQUIPE TÉCNICA DA ESCOLA SE REUNIU NA CASA EMÁUS, BAIRRO VILA NOVA DE PORTO ALEGRE, COM OBJETIVO DE SE PREPARAR PARA MAIS UM ANO DE TRABALHO.
NA OCASIÃO A TERAPUTA CLEUSA TEWES TRABALHOU O SEGUINTE TEMA COM A EQUIPE:
"EDUCADOR, ACENDENDO BRILHOS, OU APAGANDO ESTRELAS?"
A PROPOSTA DE TRABALHO BUSCOU A REFLEXÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DO FAZER PEDAGÓGICO E A SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE DAS CRIANÇAS.
NO TURNO DA TARDE, PROFESSORAS E EDUCADORAS AUXILIARES APRESENTARAM AS FASES DE DESENVOLVIMENTO E AS CARACTERÍSITICAS DE ACORDO COM A SUA TURMA.
A JORNADA INICIOU ÀS 8 H E ENCERROU ÀS 17:30.

INÍCIO DO ANO LETIVO CALENDÁRIO 2010

OLÁ PESSOAL!
APESAR DE NOSSAS ATIVIDADES TEREM TRANSCORRIDO NORMALMENTE EM JANEIRO E FEVEREIRO, HOJE EFETIVAMENTE A ESCOLA SE PREPARA PARA DAR A LARGADA EM MAIS UM ANO LETIVO. NA PRÁTICA SIGNIFICA ROTINAS MAIS ESTRUTURADAS E AS PROFESSORAS ASSUMINDO A PRÁTICA EDUCATIVA DE FORMA MAIS SISTEMÁTICA.
AS NOSSAS PRIMEIRAS DUAS SEMANAS SÃO DEDICADAS A ADAPTAÇÃO, TEREMOS A CIA LUDICA RECEPCIONANDO AS SEGUNDAS FEIRAS E UMA OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, NO DIA 05/03.

VAMOS AGORA POSTAR O CALENDÁRIO DO PRIMEIRO SEMESTRE:

2010

MARÇO:

01/03: INICIO DO ANO LETIVO RECEPÇÃO DE ALUNOS NOVOS
05/03 oficina de contação de histórias: Barquinho de papel
08 - DIA DA MULHER
14 - DIA NACIONAL DA POESIA
15 - DIA DA ESCOLA
20 - INÍCIO DO OUTONO
21 - DIA DO TEATRO
22 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
27 - DIA DO CIRCO
25 – REUNIÃO DE PAIS - Apresentação da proposta pedagógica



ABRIL:
01 – DIA DA MENTIRA
02 - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL
04- PÁSCOA
08 – DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER
09 - FESTA DO COELHO E ACANTONAMENTO
18 - DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL – DIA DO MONTEIRO LOBATO

MAIO:
01 – DIA MUNDIAL DO TRABALHO
DIA DAS MÃES: 5/02
17 - DIA INTERNACIONAL DAS COMUNICAÇÕES E DAS TELECOMUNICAÇÕES.

JUNHO
1ª SEMANA ENTREGA DE AVALIAÇÕES.
01 – SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
FESTA JUNINA: 25/06

JULHO
10 – DIA DA PIZZA
13 – DIA MUNDIAL DO ROCK E DO CANTOR
20 – DIA DO AMIGO
26 – DIA DOS AVÓS: 26/07