sexta-feira, 24 de abril de 2009

O desespero de uma mãe...

Em uma entrevista dada ao jornal Zero Hora, podemos ter uma vaga idéia do que é o desespero de uma mãe quando o filho está entregue ao mundo das drogas, desespero tão grande que é capaz de atos fora do comum, mesmo que acidentalmente o tiro disparado matou o filho, que na verdade já estava quase morto, porque a droga sempre levará a morte, faz parte da cultura de morte e não da cultura de vida.


Ficam algumas frases que me impressionaram:

“Filho único. Ele sempre me dominou. Tinha um jeitinho de pedir as coisas que eu não podia negar. Quando não estava no crack, era muito carinhoso. Era a mãezona dele. Às vezes, eu brigava com meu marido, que era mais enérgico, para defender ele. Foi muito mimado por mim. Acho que foi esse meu defeito.”



Nós mães e eu me incluo nesta lista, temos a tendência de querer proteger nossos filhos de todas as frustrações e adversidades da vida. Muitas vezes impedimos que o pai cumpra o seu papel de dar a Lei, o limite para os nossos filhos. É preciso que constantemente estejamos revendo nossas atitudes e é preciso também que pai e mãe exerçam com clareza as suas funções.

Enquanto a mãe é aquela que acolhe e protege o pai precisa preparar o filho para entregá-lo ao mundo, apresentando as regras de convivência em sociedade, esse processo é muito importante para um desenvolvimento saudável do ponto de vista emocional.

Outra frase de impacto da reportagem:

"Na infância, acho que a mãe deve deixar de trabalhar e se dedicar absolutamente às famílias.”

Gente, respeito a opinião dessa mãe, mas não acho que as mães se tornam melhores porque estão 24 horas por dia com seus filhos. Se fosse assim na periferia, onde as mães estão em casa sem emprego, somente cuidando dos filhos a droga não entraria. O problema está no grau de atenção que a criança recebe, podemos ficar 24 horas em casa e não olharmos para os nossos filhos.

Não quero dizer que esse foi o problema desta mãe, longe de mim julgar, até porque inúmeros fatores contribuiram para que ese jovem morresse de forma tão trágica, mas quero ressaltar que boas mães são aquelas que conseguem manter um certo equilíbrio na sua vida ou seja, desempenham vários papéis: mãe, mulher, esposa, profissional...
Dando claro uma maior relevância ao papel de mãe, porém esse não deve ser o único papel desempenhado pelas mulheres, porque mãe boa é aquela que está de bem com a vida!























a que consegue se realizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário