terça-feira, 9 de novembro de 2010

Com olhos de criança


MOSTRA DE ARTES 2010
PROJETO: COM OLHOS DE CRIANÇA
Justificativa:
Estamos vivendo em um mundo onde nosso olhar está sendo instigado a todo momento. Somos quase que obrigados a olhar o mundo com olhos que consomem. Tudo nos leva a comprar: propagandas, jornais, revistas, outdoors. Ao mesmo tempo estamos vivendo em um ritmo extremamente acelerado, onde não conseguimos parar para o exercício de olhar. Olhar o que é essencial, às vezes efêmero, que dura um segundo. Neste contexto as crianças estão inseridas e também são a todo momento estimuladas a olhar e consequentemente a consumir.
 O presente projeto pretende resgatar a partir do olhar das crianças, aquilo que é puro, o essencial que ainda não foi perdido por elas e para isso utilizaremos a fotografia.
A proposta de fotografar surgiu, há uns oito meses atrás, quando a Simone,  mãe do Pedro Strauss nos mostrou as fotos tiradas pelo nosso ex aluno Mateus. Vimos na prática que a ótica infantil é muito diferente da nossa. Isso nos desafiou a por em prática o projeto de fotografia com crianças pequenas, elas serão as nossas fotógrafas. É olhar delas que nos interessa no momento.
Referencial teórico: Além dos estudos de Piaget, onde a observação tem um lugar significativo, levaremos em conta a poesia que reside no olhar infantil.
“Olhar alguma coisa é algo tão grandioso e tão pouco conhecido. Quando olhamos algo, estamos totalmente voltados para fora, mas, justo quando estamos mais concentrados nesse olhar, parecem suceder em nós coisas que ansiaram não ser observadas, e enquanto se desenrolam em nós, intactas e estranhamente anônimas, sem nós, seu significado se desenvolve no objeto exterior, na forma de um nome convincente, forte, seu único nome possível. E por meio desse nome, de maneira jubilosa e respeitosa reconhecemos o evento em nosso íntimo, sem nem sequer tocá-lo; e o compreendemos no mais total silêncio, totalmente de longe, sob o signo de algo ainda há pouco alheio e já no momento seguinte alheado de novo.”            Rainer Maria Rilke

Acreditamos que a partir de uma observação detalhada, passamos a construir significados que nos ajudarão a dizer muito de nós mesmos e de quem nos rodeia. Para a criança esse processo se dá de forma muito natural, tudo que acontece ao seu redor, ela atribui um significado, que pode ser agradável ou não, depende de como foi a experiência do momento. Quem quiser enriquecer o seu próprio olhar e entender mais a fundo a proposta da escola, indicamos dois filmes: 1. Quem quer ser um milionário?  2. O segredo dos seus olhos.
Ao final do projeto será entregue um mini banner com três fotos escolhidas pela criança, além de todos os outros trabalhos que ocorrerão a partir desta proposta.

Dia da mostra: 26/11, das 17:30 às 19:00.
É aberto a toda a família, contamos com a presença de vocês.

Quem quiser poderá expor suas produções fotográficas, iremos abrir um espaço aos pais. Inscrições até 16/11, por e-mail: escola@vamoscrescer.com.br, com nome do expositor e quantidade de fotos que são estipuladas em no máximo 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário