quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A ADAPTAÇÃO NA ESCOLA INFANTIL



ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA

A adaptação das crianças pequenas à escola é um processo lento que requer muita paciência e tranquilidade, por parte das famílias e educadores.
É um período caracterizado pelo conhecimento e acolhida das famílias, e tem como objetivo estabelecer uma relação de segurança entre o aluno, a família e a escola. Quando o elo de segurança é construído a adaptação flui melhor e mais rapidamente.
Alguns aspectos influenciam o processo de adaptação e um deles é como a família e a escola, estão lidando com este momento, a atitude da criança será o reflexo das condutas da escola e da família nesta situação.
Uma primeira questão que se apresenta é:
• Porque este foi o momento escolhido para o ingresso da criança na escola? Como a família está se sentindo em relação a essa tomada de decisão?
Em seguida podemos pensar sobre alguns aspectos:
Expectativas da família
Inseguranças da família
Sentimento de culpa experimentado em geral pelos pais ou avós.
É importante que a família se pergunte sobre esses sentimentos e faça uma pequena reflexão. Além disso, para que o processo de adaptação seja tranquilo a família deve transmitir:
Amor
Paciência
Tranquilidade
Segurança na decisão da criança permanecer na escola.
Confiança no trabalho da equipe da escola escolhida.
Também é importante que a família leve observe os sentimentos que a criança pode experimentar, neste momento que são:
Medo do novo, de ser abandonado.
Ambivalência: gosta de estar na escola e gosta de estar em casa com a família.
Além de sentimentos constatamos que algumas mudanças de comportamento também podem ocorrer: Baixa tolerância a frustração, crises de choro e de birra, e podem não aceitar a alimentação oferecida na escola.
Os comportamentos acima tendem a desaparecer, quando a criança percebe que a escola é um local seguro, essa percepção é construída baseada nas impressões e falas da família em relação à escola e pela atitude dos educadores.
A escola representa o primeiro contato com o mundo fora do ambiente familiar. As relações que acontecem na escola preparam as crianças para lidarem com a vida. A primeira infância é a fase de desenvolvimento onde se constrói a base da personalidade da pessoa. Nesta época da vida, construímos comportamentos, valores e princípios que serão carregados por toda a vida, para que essa construção se dê de forma saudável é importante que a família esteja atenta aos aspectos apresentados e escolha um local onde os profissionais estejam comprometidos a realizarem esta tarefa.



Um comentário:

  1. estou vivenciando este momento de adaptação com a minha filha de 2 aninhos. sei que é um momento muito importante nas nossas vidas. e busco me informar sobre quais atitudes devo ter em relação a ela e seu choro ao não querer se separar de mim ao chegar na escola. A falta de confiança e insegurança toma conta nessa hora, acho que o papel da escola nesse momento é fundamental, para nos dar total segurança e assim poder transmiti-la a criança.

    ResponderExcluir