segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Brinquedos podem trazer conforto


É normal na infância que as crianças tenham um medo profundo de perder o contato com seus protetores paternos. As reações para estes casos podem ser estágios de gritos e pânico. Entretanto, com o passar do tempo, o pequeno percebe que, em algumas circunstâncias, como ir para a cama, alguns objetos de “conforto de transição” podem substituir o colinho fofo da mãe ou o abraço do pai.
Para tomar o lugar da mãe, que possui um corpo macio e terno, momentaneamente, o ideal é encontrar um objeto macio, suave e aconchegante ao toque, que a criança possa colocar em contato com o rosto e abraçar forte. Para muitos, isto pode ser uma roupa de cama, como um cobertor ou uma fraldinha, ou ursos de pelúcia, que acabam se transformando também em companhia para emergências e sensações de insegurança.
Em relação aos brinquedos macios, a criança geralmente seleciona apenas um deles para ter por perto o tempo todo. Pode ser um ursinho, um elefante, um gatinho que, em geral, tem um nome muito especial. Se ela o perde, esse fato pode desencadear pânico e se tornar uma tragédia.
Para as meninas pequenas, qualquer coisa extremamente suave ou aconchegante desperta uma resposta estranhamente invertida: a criança se torna a figura materna simbólica e o brinquedo macio se transforma em seu bebê simbólico. Apesar de ela estar dando segurança, ao invés de receber, o cuidado envolvido ainda funciona, como uma ferramenta para aliviar o estresse.
Desgaste natural: Uma criança que encontra um objeto de confiança geralmente demonstra a necessidade de estar com ele todos os dias, semana após semana. Após abraçar constantemente e enrolar-se no objeto, como um cobertor, por exemplo, este poderá ficar desgastado e malcheiroso. Neste momento, os pais precisam reconhecer a importância de lavar ou consertar o tão amado objeto – para a criança isso pode significar a retirada de uma fragrância especial e da textura macia. Nesta hora, converse com o pequeno, explique a necessidade de limpeza ou substituição, mesmo sabendo que os objetos de transição são importantes para seus donos, por assumirem um caráter de companheiros íntimos.
Fonte: Desmond Morris, autor do livro Meu Bebê
retirado do caderno Meu Filho Zero Hora 14/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário