terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Três porquinhos: a história preferida do Maternal I

Por que as crianças gostam da história os três porquinhos...
Na nossa turma do Maternal I observamos que há um verdadeiro fascínio pela história dos três porquinhos; todos os dias nos pedem para recontá-la.
As crianças apreciam muito os contos de fadas e a razão para tal preferência é que os contos ajudam os pequenos a lidarem com as dificuldades e conflitos do desenvolvimento.
Segundo Diana e Mario Corso, as crianças pequenas apreciam a história dos três porquinhos porque esta oferece uma narrativa simples, sem muitos personagens: os bons de um lado e um malvado do outro. A trama embora simples toca a fundo as crianças pequenas, que afinal um dia terão que sair de casa e proteger-se sozinhas. O lobo tem a tarefa de tornar o medo concreto, pois afinal se o lobo é a causa do mal e do medo que a criança sente o mundo fica mais previsível e mais fácil de encarar.
Para a criança também há um conflito de separação do corpo materno, pois, ao mesmo tempo, que é difícil para ela “cortar” a simbiose, ela tem medo de ser novamente incorporada pelo corpo da mãe.
É importante salientar que essas fantasias se dão a nível inconsciente e que naturalmente a criança anseia por autonomia. Cada fase do desenvolvimento implica em perdas e ganhos, as histórias, principalmente os contos de fadas ajudam as crianças a irem enfrentando o difícil caminho rumo à autonomia. Entre outras questões a história dos três porquinhos ajuda a criança a elaborar os conflitos próprios da faixa etária, como o medo da separação da mãe e ajuda a desenvolver a capacidade de resolver conflitos.
Ler para os pequenos é uma atividade simples, mas com um resultado enorme, ajuda a fortalecer vínculos afetivos, a desenvolver a linguagem e a entender e ler o mundo, o que não é pouca coisa!
Bibliografia: A psicanálise dos contos de fadas - Mario e Diana Corso – ARTMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário