terça-feira, 3 de março de 2009

Boas vindas

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses".
Rubem Alves
Eu adoro o escritor Rubem Alves, ele escreve aquilo que temos vontade de ouvir em forma quase poética.
Neste início de ano a frase sobre borboletas é bastante adequada.
Aqui estão as crianças de volta à escola, passando por este processo de adaptação, exigindo de nós muito amor e muita paciência para acolher as inseguranças que às vezes aparecem.
É muito bom ver os avanços de quem chega para conhecer a nossa escola e em seguida já se sente como se estivesse em casa.
Sejam bem vindas crianças!!!
Estamos prontos para acolher vocês neste início das aulas!!!
Para encerrar, mais Rubem Alves:
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."

Um comentário:

  1. OI, Lu...
    Achei oportuno acrescentar ao tema "criar asas" aliado a necessidade de voarmos com autonomia e ao mesmo tempo construindo seres humanos solidários. Este fragmento de texto foi retirado de uma poesia que me parece ter autoia de Moacir Novais... acho que se encaixa bem!!
    "Deus explicou ao anjo...

    Dei aos humanos apenas uma asa para que eles
    pudessem voar mais e melhor que Eu ou vocês meus arcanjos....
    Para voar, meu amigo, você precisa de suas duas asas...
    Embora livre, sempre estará sozinho.
    Talvez da mesma maneira que Eu....

    Mas os humanos....os humanos com sua única asa precisarão sempre dar as mãos para alguém
    a fim de terem suas duas asas.
    Cada um deles tem na verdade
    um par de asas....
    uma outra asa em algum lugar do mundo que completa o par.

    Assim eles aprenderão a respeitarem-se pois
    ao quebrar a única asa de outra pessoa podem estar acabando com as suas próprias chances de voar.
    Assim meu anjo, eles aprenderão a amar
    verdadeiramente outra pessoa...
    aprenderam que somente permitindo-se amar eles poderão voar.
    Tocando a mão de outra pessoa em um abraço
    correto e afetuoso eles
    poderão encontrar a asa que lhes falta...e poderão finalmente voar.
    Somente através do amor irão chegar até onde estou...
    assim como você meu anjo."

    Talvez, por isso que muitos ainda não conseguem voar!!!
    Bjs
    Vanessa Feder

    ResponderExcluir