quinta-feira, 12 de março de 2009

Colhendo alimentos da nossa horta: MANGERICÃO

Hoje a turma do Maternal II fez a colheita do Mangericão para levar para casa, pesquisamos quais são os benefícios desta erva; estão logo abaixo:
O manjericão, cujo nome científico é Ocimum Basilicum, é uma planta herbácea de ciclo perene que alcança até 60 cm de altura.
Os componentes químicos do Manjericão são: fenilpropano, metilcavicol e linalol. Por isso suas propriedades medicinais são: antidepressiva, anti-séptica, anti-espamódica, expectorante, digestiva e tônica, pois atua no sistema nervoso central.
Na medicina popular, o chá das folhas do manjericão é utilizado para aliviar as dores de garganta (gargarejo); em bochechos, ajuda a cicatrizar aftas. Este chá atua ainda contra tosses, gripes, resfriados e crises de bronquite e é excelente para combater a insônia. Do óleo canforado obtém-se uma tintura que pode ser aplicada numa compressa sobre ferimentos de difícil cicatrização, ou em massagens sobre as têmporas, para aliviar as dores de cabeça, pois é sedativo suave.
O manjericão ajuda a combater gastrites e tem ação sobre o aparelho urinário, reduzindo o ardor ao urinar e estimulando os rins. É ótimo para cistite. Auxilia na boa circulação, pele e dores reumáticas. Afasta a fadiga. Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: simplesmente bata algumas folhas de manjericão no liquidificador com água. É muito saboroso. Na culinária, coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os seus princípios ativos.
Como preparar o chá corretamente:
As ervas medicinais podem ser usadas de várias formas e uma delas é como chá tradicional. Em regra geral precisa-se para cada 1 litro de água 4 colheres de sopa de folha seca ou 8 colheres de sopa de folhas verdes.
Jogue a erva seca ou fresca na água fervendo e deixe cerca de ½ minuto a ferver em recipiente tampado. Só então apague o fogo. Deixe por alguns momentos para que a substância ativa se solte na água.
Prepare e guarde os chás em recipientes de vidro, porcelana ou barro.
Não utilize utensílios de alumínio.

4 comentários:

  1. Parabens pela iniciativa da horta!!
    sugiro colocar uma foto das plantas para melhor compreensão dos leitores.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Algumas dicas,para evitar sustos com os pequenos.

    Então, cuidado com:

    Banheiro: atenção aos cosméticos, talcos, desodorizantes de ambientes, perfumes e medicamentos. Deixe tudo fora do alcance das crianças.

    Cozinha: a cozinha representa uma grande área de risco. Nunca deixe as panelas com os cabos virados para fora do fogão. Verifique se não há vazamento de gás. Feche sempre os botões do fogão e veja se as mangueiras estão em ordem. Cuidado com as bebidas alcoólicas. Deixe-as fechadas, longe do alcance das crianças. Não deixe que as crianças brinquem com fósforos, vidros, garrafas, tesouras, facas e outros instrumentos com pontas. Não armazene produtos tóxicos junto com alimentos. Deixe fora do alcance das crianças desinfetantes, sabões, detergentes, desengordurantes de fogões e saponáceos.


    Elevadores: os elevadores são sempre perigosos para as crianças. Oriente sempre as crianças para que se mantenham longe das portas e grades e não brinquem com os botões.


    Escadas: devem ter corrimão e piso não muito liso. Se houver crianças pequenas e se estiverem engatinhando ou começando a andar, é conveniente colocar protetores ou barreiras em todos os acessos que levam à escada.

    Ferro de passar roupas: nunca deixe o ferro ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças. Além da temperatura é perigoso por causa do seu peso e eletricidade. Ao terminar de passar a roupa, deixe o ferro esfriar em local alto, com o fio protegido para que a criança não consiga puxá-lo.

    Janelas: devem ter grades ou redes de proteção. Evite vasos de flores ou outros objetos nos peitoris das janelas.

    Jardim: ensine às crianças a não colocarem plantas na boca. Não enfeite o jardim com plantas tóxicas.

    Materiais de limpeza e produtos químicos: por serem altamente tóxicos e muitas vezes inflamáveis (que podem pegar fogo!) devem ser deixados em local de difícil acesso para crianças e animais. Nunca permita que crianças mexam em álcool ou outros produtos abrasivos e inflamáveis. Ingerir alguns produtos pode ser fatal. Guarde em local seguro as tintas, sabonetes, alvejantes, inseticidas, raticidas, sabões, ceras, fertilizantes.

    Medicamentos: evite pegar ou dar medicamentos no escuro para que não haja trocas perigosas. Todo medicamento deve ser guardado em lugares altos e de preferência, trancados a chave. Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica. Mantenha os produtos nas embalagens originais. Siga as instruções do fabricante e leia com atenção o rótulo ou bula antes de usar qualquer produto. Não guarde restos de medicamentos, produtos químicos velhos ou com rótulo danificado. Jogue fora os remédios com prazos de validade vencidos.

    Objetos pontiagudos ou cortantes: facas, tesouras, chaves de fenda e outros objetos que possam furar ou cortar não devem ser dados às crianças e devem ser mantidos em locais fechados onde elas não tenham acesso.

    Piscinas: deve ser colocada tela de proteção ou grade em volta da piscina. Todas as vezes em que a criança for para lugar com piscina deve estar usando bóias.

    Quarto: cuidado com os perfumes, os inseticidas, as naftalinas e os medicamentos. Guarde tudo em armário fechado e longe do alcance das crianças.

    Sacos plásticos: observe e oriente as crianças a não colocarem sacos plásticos na cabeça, tampando o nariz e a boca, pois pode trazer sufocamento.

    Tomadas: utilize sempre protetores especiais para as tomadas evitando, assim, choques e outros acidentes.


    Fonte: Governo do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  3. Lu,ontem a tarde o JB,recebeu a visita da nutricionista Andréia,ela entrou e as crianças começaram a dar sugestões de alimentação,uma delas foi a sopa que gostariam que tivesse massa de letrinhas,pediram torradas e relatram que não gostam do bolo de banana.Achei interessantíssimo a espontaneidade da turma,a liberdade que tiveram em expressar o que pensam,aliás a turma de jardim B,é bastante observadora,estão atentos a cada detalhe não exitam em comenta!Cuidam do seu espaço em sala e pátio.Estou encantada com a turma,diria também realizada!

    ResponderExcluir
  4. http://sitededicas.uol.com.br/index.htm

    Como fazer massinha,para o filhote:
    http://www.maecomfilhos.com.br/blog/blog.php?blog=MjQ%3D

    ResponderExcluir