segunda-feira, 9 de março de 2009

Quando tirar as fraldas?

Treinamento do uso do banheiro
Por volta dos dois anos à criança já apresenta o amadurecimento fisiológico para iniciar o controle dos nervos ligados ao cérebro que executam o controle da bexiga e do intestino. Algumas mães colocam bebês na hora certa para evitar fraldas sujas. Com o tempo ele pode manifestar a vontade própria recusando-se a sentar no penico. Ensinar a criança a usar o sanitário não é questão de idade, mas de momento certo. Isto não quer dizer que ela esteja pronta emocionalmente. Devemos ter o cuidado para não tirar a fralda com antecedência e nem atrasado demais, pois podemos deixar a criança marcas na personalidade da criança.
É comum os pais acreditarem que os pequenos que aprendem mais cedo são mais inteligentes ou são mais competentes. No entanto sabe-se que o fato de deixar de usar fralda não tem relação com a inteligência e que pressionar a largá-la antes da hora gera revolta e resistência.
Como a retirada das fraldas é um processo podem acontecer progressões e regressões. Nunca devemos ameaçar ou xingar a criança quando escapar ora pode fazer no vaso sanitário ou no urinol, ora na roupa. Com o tempo vai aumentando aos poucos o tempo de controle, até conseguir completamente o controle. Podemos elogiar quando a criança não deixa o xixi escapar. A criança vai precisar de incentivo para entender o que se espera dela. Dependendo da maneira que conduzimos o treinamento a criança vai sentir –se orgulhosa de suas realizações ou envergonhada de seu fracasso. Por isso é importante conquistar o interesse dos pequenos e evitar pressões, ameaças e cobranças exageradas tão danosas para a auto-estima. Não devemos esquecer que pode ser um. longo processo de aprendizagem, requer dos adultos paciência e compreensão.
A retirada das fraldas tem que ser feita em casa e na escola. Alguns sinais indicam que ela está pronta. Parte do sucesso do treinamento está em iniciá-lo quando a criança estiver preparada independentemente da idade.
Crianças com rotina de alimentação e sono e evacuação mais previsível terão mais facilidade para fazer a transição. O tempo da atenção também é uma característica que deve ser levada em conta.
No início da aprendizagem, a criança mais concentrada vai conseguir manter o foco no motivo de estar sentada no penico. Os pais de crianças de personalidade forte terão trabalho extra em controlar as próprias emoções e evitar disputas de poder com os pequenos. Nesta fase a criança tem a necessidade de ficar independente, ela tem também a necessidade de limite (controle dos impulsos) apresenta fantasias e medos.
Nesta fase é importante que a criança brinque com os substitutos das fezes: barro, massa de modelar, areia, argila, pois, servem para a elaboração da perda desse objeto. Lembre-se que as fezes têm um significado para as crianças: pode representar um presente para a mãe uma obra de arte. Se a aceitação do ambiente desta fase pode ter o significar coisa boas ou ruins.

Sinais de prontidão para o sucesso do treinamento do uso do banheiro:

• A criança deve ficar seca no mínimo duas horas durante o dia (isto pode não acontecer se ela bebe muito líquida).
• Ela não está excitada por caminhar e ficar de pé o tempo todo. Ela está pronta para sentar e aprender uma nova tarefa.
• Ela é capaz de dizer não.
• Começa a colocar a coisas no lugar delas. É possível que comece a juntar os seus
brinquedos. Ela para de brincar para urinar ou defecar, o que já mostra consciência das suas sensações em seu corpo. Ela compreende as palavras referentes ao assunto. Como molhada ou cocô.
• Ela entende ordens simples, além de pedir algumas vezes para ser trocada. (embora nem sempre esteja disposta para tirar a fralda).
• Gosta de imitar o comportamento dos adultos referentes ao uso do banheiro.
• A criança começa a urinar e ter movimentos intestinais em horas previstas.
• Está aprendendo a tirar e colocar a roupa sozinha. Tenta fazer as coisas sem ajuda. “Fiz tudo sozinha.”
• Está numa fase positiva e atende aos pedidos. Conscientiza-se de seu próprio corpo. Com freqüência, a consciência de suas próprias funções corporais emerge quando se aproxima dos dois anos. Utiliza palavras como: bumbum, pipi, cocô etc. Anuncia xixi, cocô. Ela puxa suas fraldas sujas como se quisesse ser trocada.
• Brincando no banheiro: Ela pode colocar sua boneca ou caminhão para fazer xixi com a mamãe. Esse sinal de maturidade pode ser o mais importante para ritmar a introdução do vaso.
• Ela é capaz de sentar-se numa cadeira pequena de três a cinco minutos enquanto você lê uma história para ela.
• O temperamento é outro fator que influência.

Cuidados:

• Com a falta de amadurecimento neurológico antes dos dois anos.
• Não exija demais antes do tempo: Quando a mãe aprende a hora certa do bebê evacuar e evita usar fraldas.
• Evite a guerra: Esperar o verão espere a criança avisar que esta xixi ou cocô.
• Elogie os sucessos-ignore os erros. (quando escapa).
• Providencie penicos, banquinho para colocar os pés no caso de usar o vaso. Coloque um protetor de vaso. Para evitar o medo decair e até ser levado embora pela descarga.
• As crianças precisam de privacidade: gostam de fazer as coisas sozinhos.
• Cuidar para não criar uma guerra quando o cocô escapa, ela pode pensar que o cocô é feio ou mau. Às vezes par agradar a, mãe ela prende até não agüentar mais, o fato pode provocar prisão de ventre e dor ao evacuar.
• Os dois anos é a idade em que acriança testam os pais com negação.
• Mantenha a calma. A criança pode brincar com o cocô e sujar a casa. Mostre que não gosta, mas procure dirigir a critica para a sujeira e não contra acriança.
• A cama seca, só mais tarde. Antes dos três anos a criança ainda não tem condições de deixar a fralda noturna.
É importante conversar sobre os fantasmas da primeira infância dos pais-por exemplo, as lembranças ruins de quando deixaram de usar fraldas.

Momentos decisivos da retirada de fraldas:
O recém-nascido produz um sonoro fluxo de fezes e grudento chamado mecônio. O primeiro movimento intestinal de sua vida enche as fraldas. Suas pernas se encolhem. Seu rosto se enrubesce, o corpo fica retesado e contorcido como se esse processo fosse doloroso. O que fazer? Limpá-lo? Acalmá-lo? Continuar tentando alimentá-lo? Todas essas questões voam na cabeça da mãe. Entre os choros, ele pode captar o som a voz da mãe. Quando os pais oferecem conforto e, ao mesmo tempo, ensinam à criança a se autoconfortar, estão estabelecendo os primeiros padrões para voltar à aprendizagem à criança. Esse é um passo rumo ao autocontrole que será necessário para dar adeus a fraldas mais tarde.
O desafio seguinte será ajudar o bebê a aprender a relaxar em vez de se sobressaltar quando está sendo trocado. Então, ele poderá gostar da troca de fraldas, por ser um momento que é cuidado.
As atitudes dos pais sobre o corpo e a troca de fraldas do bebê tendem a ser expressas e vivenciadas pelo bebê-a cada uma dessas interações. Essas são oportunidades precoces para estabelecer padrões positivos, momentos importantes para os pais e para a criança aprenderem uns sobre os outros.
Aos cinco meses, o jogo da troca de fraldas muda. O bebê solta gracejos. Sorri. Estica-se. Está mais ativo, mas com uma súbita mobilidade. É importante dar um brinquedo para ele segurar e explorar com ambas as mãos. É importante que cada troca de fraldas seja uma grande brincadeira.
Sinais que a criança não está pronta:

• Fica no penico e depois faz xixi no chão.
• Não quer que sua fralda seja tirada, gritando e lutando quando os pais o tentam.
• Tira as fraldas e, então faz cocô no chão.
• Pavoneia-se ao redor com passos largos e então, senta com as fraldas cheias de cocô. Ela não paraece desconfortável, mas jubilosa.
• Sai para se esconder em um canto ou em um armário, onde possa ser escutada resmungando enquanto faz choco.
• Mostra resistência seja para usar o penico ou a privada.
• Diz “não, não não se os pais comentam que ele parece estar pronta para fazer cocô”.

Atenção:

• Não falar sobre a retirada de fraldas na sala de aula.
• Ser apenas uma companhia no banheiro não se torne uma pressão.
• Não limpe e dê descargas no cocô até que ela esteja pronta.
• Em caso de constipação busque auxilio de uma nutricionista.
• A criança pode ter medo de puxar a descarga. Uma criança dessa idade se preocupa em perder uma parte de si mesma-e pensa que o cocô faz parte do seu corpo. Está no processo de dominar a separação. Para onde e esta indo o meu cocô?

Tirando as fraldas passo a passo:

Se o negativismo está à flor da pele aos 2 anos, volte imediatamente ao passo anterior: ainda não é a hora.
Levar para comprar um penico.
Introduzindo a rotina; Deixar a criança explorar o penico. Leia uma história. Mostre como se utiliza à privada e o penico.
Quando estiver acostumada com á rotina de se sentar leve-a para o banheiro para lhe tirar as fraldas e esvazia-las no penico.
Qualquer evento importante na família pode causar regressões.
Para a retirada da fralda noturna devemos esperar que a criança seja capaz de ficar sem utilizar o penico ou o vaso sanitário por períodos prolongados durante o dia (3 a 4 horas).

Sugestão para leitura: Tirando as fraldas –Brazelton artmed.

3 comentários:

  1. olá tenho uma filha de 2 anos e 3 meses,e decidi tirar as fraldas dela ,só que está muito dificil, ea faz xixi na calcinha toda hora mais é só um pouquinho ,ela está prendendo o coco já tem quatro dias,ela pede p ir no banheiro , mais ñ faz nada, ñ sei oque faço, ñ quero desestir, quero sequir enfrente e ter a vitória, me ajudem com dicas.....

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  2. ola tenho uma netade 2 anos e 8 meses mas ela nao consegue fazer coco no vaso so na frada quero tirar isso dela jatem 5 dias quenao coloco fraudanela mas tambem ela nao faz coco me ajudem meu email e angelmix1966@hotmail.com

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  3. Olá!
    Sou professora e esse ano vou trabalhar com uma turma de Maternal. Quero trabalhar esse tema troca das fraldas em forma de Projeto. Se alguém poder me ajudar com idéias, ficaria muito grata.
    Bom final de semana a todos!!!
    Email: karol-phn@hotmail.com

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