segunda-feira, 23 de março de 2009

Ser diferente é ser normal


Com o título acima no dia 18/03/2009, o Jornal Nacional abriu a reportagem que falava da menina Clara de 1 ano, residente em Porto Alegre, portadora da Sindrome de Down. A menina cheia de vida, risonha e alegre, como qualquer criança da idade, porém, infelizmente a patologia dos Downs está no rosto, o que gera preconceito e falta de aceitação ainda de muitas pessoas.
O que me escandaliza é que uma instituição conhecida e com tal infra-estrutura, não esteja preparada para lidar com a diferença, o que me leva a crer que não poderia trabalhar com nenhum aluno, pois na minha concepção, todos são diferentes e tem necessidades especiais, algumas mais difíceis, outras mais faceis de atender.
Aqui na escola já atendemos alunos com patologias diversas e corremos atrás para aprender e crescer com esses pequenos que tem direito de viverem uma infância feliz. Não foi fácil, exigia às vezes que designassemos um único educador para atender a uma única criança, mas acredito que fizemos a diferença para esses pequenos e para suas famílias.
Hoje é o Dia Internacional da Sindrome de Down, pense em como você lida com esta questão, na maioria das vezes as escolas se recusam a receber por medo da reação das famílias.
Como você encararia um aluno difrente na turma de seu filho?
Quer saber mais sobre a Clara entrem no site do jornal Nacional e procurem a chamada do dia 18/03, lá vocês assistem ao vídeo completo, não tem como não se emocionar!!!!!!!

Um comentário:

  1. Querida Lu, Parabéns! São de educadores como tu que estamos precisando. Todos somos diferentes e únicos, não respeitar as diferenças físicas significa também não respeitar a individualidade de cada um e isso é muito sério. Uma escola que age assim, com consentimento dos pais me assusta. Beijo no coração, prossiga no teu caminho. Heloisa

    ResponderExcluir