sábado, 17 de julho de 2010

Sobre a Palmada



Na semana passada o presidente Lula, causou polêmica ao propor a proibição da palmada, o jornal Zero hora fez uma excelente reportagem sobre os prós e contras da palmada.
Alguns especialistas foram chamados para dar a sua opinião sobre o assunto, como sou Pedagoga e atuo na educação infantil há muito tempo, vou dar o meu parecer sobre o assunto: acredito que violência ensina violência, seja ela do tipo que for: física ou verbal.
Também, como sabem sou mãe de três meninos: dois adultos e um adolescente. Lá em casa sempre lançamos mão do diálogo e seria hipócrita se dissesse que nunca bati, sim já bati, algumas vezes, e o que senti é que eu estava descontrolada e não eduquei, só demonstrei minha vulnerabilidade.
A tarefa educativa é complexa demais, mas me chamou atenção o fato de como alternativa à palmada não aparecer a reparação como alternativa à palmada.
A reparação é o meio mais eficaz de educar. É a velha história: se quebrar conserte.
Colocar na cadeira do pensamento é dar um novo nome ao castigo e seria melhor a sinceridade de dizer:
 - Meu filho estás de castigo. 
Pensar não pode ser ruim.
Quando educamos para a reparação? 
Lá na escola, na situação mais corriqueira que temos, que é a mordida, convidamos quem mordeu a colocar gelo no local e cuidar do amigo, ou seja reparar.
É importante que pensemos se também, nós os adultos, estamos reparando os erros que cometemos, aí sim o exemplo seria mais eficaz.
A escola quer saber: você é favorável a proibição? O que pensa sobre o assunto?
Mandem seus e-mails, que eu postarei no blog.
abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário